Wing Chun em Niteroi

Escola de Wing Chun em Niteroi

Núcleo da Moy Ka Wing Chun em Niteroi RJ – Icaraí.

Avenida Sete de Setembro, 325 – 2º andar – (Casa Azul ao lado da Crossfit)

Wing Chun em Niteroi

Dentre as Escolas de Wing Chun em Niteroi, destacamos o NÚCLEO OFICIAL DA MOY KA WING CHUN SOCIETY situada na Avenida 7 de Setembro, pertinho do Colégio Salesiano Santa Rosa. Não somos de fato considerados dentro da expressão do roll das Academias de Wing Chun em Niteroi, pelo simples fato de que seguimos a linha tradicional de transmissão do Kung Fu, onde nos reunimos por Núcleos familiares.

Convidamos você a nos visitar, agendando uma hora conosco, para conhecer nosso espaço e também reservar suas Aulas Experimentais!

O Sistema Wing Chun em Niteroi, é ministrado pelo Sifu(Mestre) Monnerat, 3a.Geração do ultimo dos Grandes Mestres dessa arte na China, o Sr.Ip Man de Fatsan (Foshan). Sifu Monnerat é um dos pioneiros do ensino desta Arte Marcial em Niteroi. O primeiro Mestre que trouxe esta nobre arte para Niteroi, foi o Mestre de Sifu Monnerat, o Sr. Lee Tat Yan de Chun San.

A Moy Ka Wing Chun é a organização que sedia o Wing Chun em Niteroi, sendo nesta cidade a Sede Nacional, tendo Sifu Monnerat como líder da Família no Brasil, descendente do Grand Clã Moy Yat. Sifu Monnerat é Discípulo Vitalício, tendo recebido de seu Sifu, Mestre Leo Imamura (Moy Yat Sang) o nome chinês: Moy Ka Lai To, em Cerimônia apropriada com Patriarca Moy Yat, aluno direto de Sijo Ip Man de FatSan.

Acesse abaixo nossa outra página para Agendamento, e ganhe 1 Semana de Aulas Experimentais sem compromisso e gratuitas.

Agende 1 Semana Gratuita

Que princípio rege o Sistema de Wing Chun em Niterói?

O Princípio da Simplicidade orienta e estrutura todo o Sistema Ving Tsun (Wing Chun) Um princípio rege todo um sistema, a fim de que seus ordenamentos e a interrelação entre os diversos elementos constituam um todo organizado.

Simplicidade é uma espécie de unidade e opõe-se à composição.

Esta última denota que uma coisa consta de partes, quer quantitativa, quer essenciais.

Pelo contrário, a simplicidade significa que um ser não tem parte em que possa resolver-se, competindo-lhe,por isso, a indivisibilidade. È interessante como as idéias de simplicidade e de sistema estão intimamente ligadas.

Grão-mestre Moy Yat certa vez escreveu que “Kung fu sem Sistema não é Kung fu, Kung fu que depende de um Sistema, não é bom Kung fu” (vide Hai Tong). Um bom sistema é aquele que conduz o praticante a alcançar a sua expressão pessoal pura num espaço mínimo de tempo.

O Princípio da Simplicidade no Wing Chun

O termo em chinês, no dialeto cantonês, para referir-se a Simplicidade  é Tang Son, onde Tang representa simples em quantidade, enquanto Son quer dizer puro em essência. Portanto, Tang diz respeito à Simplicidade Quantitativa, enquanto que Son representa a Simplicidade Essencial.

A Simplicidade Quantitativa

Tem como idéia central “o mínimo suficiente”. Sem dúvida, a preparação da ação, neste momento, requer uma atenção especial, pois quanto mais favorável uma circunstância, o suficiente será cada vez mínimo.

Assim, o mínimo poderá variar conforme cada situação, devendo a capacidade de julgamento de cada um determinar o quanto será suficiente.

A Simplicidade Essencial

está ligado com a “pureza”. O puro está ligado com a total, à plenitude, onde a intensidade máxima para cada situação deverá, a exemplo da Simplicidade Quantitativa, ser determinada também pela capacidade de julgamento de cada um. A pureza máxima que não seja em quantidade mínima não resultará num todo equilibrado, impedindo assim sua unidade.

O falecido Patriarca Ip Man costumava dizer que “quanto mais simples melhor” Onde há Simplicidade, não há desperdício. Onde não há desperdício, há harmonia.

Por isso, a economia de movimento e energia está intimamente relacionada com a harmonia.  Um dos erros mais comuns é confundir pobreza com Simplicidade, ou como os filósofos preferem, simplicidade por pobreza com simplicidade por riqueza.

A Primeira

A primeira é o mínimo insuficiente, resultado da incapacidade de julgamento de um ser ainda imaturo.

A Segunda

A segunda é o mínimo suficiente com pureza máxima,resultante do julgamento perfeito de uma pessoa que alcançou a maturidade em sua capacidade de discernimento.

Pode-se perceber que a capacidade de julgamento é fundamental para que possamos estar em harmonia com o Princípio da Simplicidade.

Para tal, o praticante de Ving Tsun deve desenvolver em estado refinado de percepção. Por sua vez, a percepção só poderá ser desenvolvida através do relaxamento (Fon Song) que é o ponto inicial do trabalho de aprendizado do Sistema Ving Tsun.

Buscar a Simplicidade a cada momento é a tarefa de cada praticante.

É dito que as últimas palavras do Patriarca Leung Jan, o mais respeitável Mestre de Ving Tsun na china, foram “passei minha vida toda tentando fazer Ving Tsun mais simples, mas não consegui”.

Wing Chun em Niteroi:

Agende 1 Semana Gratuita

 

WebClass Online!

Adquira ainda hoje Vídeo-aulas especiais e super detalhadas sobre Kung Fu! Com Sifu Monnerat diretamente em sua casa! Acesse a Moy Ka WebClass